

139 anos da presença Salesiana no Brasil
Em: 06/07/2022
Por: raphael
Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia
Comemorar 139 anos da presença Salesiana em nosso país é também relembrar os quase 61 anos de fundação de nossa Paróquia Santo Antônio, pois somos parte dessa história.
Essa é uma bela oportunidade para sermos gratos a Deus pelas centenas de obras sociais, escolas, paróquias e presenças missionárias que o senhor nos confia, sempre buscando estar a serviço dos jovens, especialmente os mais carentes.
Que tal mergulhar conosco nestes fatos históricos e conhecer mais sobre a beleza da presença Salesiana no Brasil nesses 139 anos?
Início da Presença Salesiana no Brasil
Tudo começou no dia 14 de julho de 1883 com a chegada dos primeiros salesianos em Niterói. Assim foram recebidos calorosamente pelo próprio Dom Pedro II.
A primeira fundação que os salesianos se empenharam foi a do Colégio Santa Rosa. E para a primeira casa, localizada na subida do morro do Atalaia, a congregação contou com a ajuda dos moradores da região, principalmente para a alimentação.
Durante as primeiras fundações, a presença Salesiana encontrou um Brasil que começava a era da industrialização, ou seja, as pessoas estavam deixando as áreas rurais à procura de uma nova vida nos centros urbanos.
Porém, o cenário não era dos melhores, pelo contrário, o que a população vivia na verdade era o desemprego, a falta de estrutura, a pobreza e o abandono.
Assim também as crianças e jovens eram os que mais sofriam com essa situação. Por isso, a presença Salesiana foi tão necessária nesse período. Assim como Dom Bosco fez em Turim, os salesianos dedicaram-se fortemente aos jovens mais carentes no Brasil.
Por isso, surgiram, em Niterói, as primeiras oficinas profissionalizantes para os jovens pobres da região.
Presença Salesiana em São Paulo
Desde o início, o próprio Dom Bosco aconselhava os seus filhos salesianos sobre as obras no Brasil:
“Na terra de Santa Cruz, tudo se fará com grandes sacrifícios e com total confiança na providência Divina.”
Com o aumento das classes populares, também inflada pelos ex-escravos e imigrantes, os salesianos logo perceberam uma enorme necessidade para a fundação de uma segunda obra no Brasil.
Assim nasceu, em 1885, na capital de São Paulo, o Liceu Coração de Jesus. Inicialmente foi oferecido ensino gratuito em oficinas profissionalizantes de sapataria e alfaiataria. Posteriormente, inaugurou o internato, acolhendo os filhos de cafeicultores e migrantes italianos.
O Liceu Coração de Jesus foi a primeira instituição de ensino paulistana a oferecer um curso de ensino médio noturno. Instituiu cursos profissionalizantes de segundo grau e posteriormente diversos cursos superiores.
Mas essa obra também sofreu muito, como já previa Dom Bosco. A Revolta Paulista de 1924, assim como a Revolução Constitucionalista, trouxeram transtornos para o colégio que sofreu com tiros e balas de canhões, durante o bombardeio ao Palácio dos Campos Elísios.
Mas em tudo a providência Divina venceu, e o Liceu tornou-se umas das obras mais conhecidas dos salesianos no Brasil.
Salesianos pelo Brasil
Com o passar dos anos, as obras de Dom Bosco se fortificaram cada vez mais no Brasil e surgiram novas fundações segundo as necessidades de cada local.
Em 1892, chegaram em Guaratinguetá-SP, as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA)que são parte da família Salesiana.
Até essa data, a presença Salesiana era direcionada aos meninos carentes. Com a chegada das Filhas de Maria Auxiliadora, passaram a acolher também as meninas e educá-las no carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello.
Outro fato importante aconteceu em junho de 1894, com a ação missionária entre os povos indígenas. Como fruto dessa missão, teve início a primeira obra no estado do Mato Grosso, em Cuiabá.
Por causa de toda essa expansão, como a Inspetoria Salesiana era localizada no Uruguai, foi necessário ampliar a obra no Brasil para que houvesse uma sede.
Em 1918, em Niterói, os salesianos ganharam uma casa-mãe, uma igreja para homenagear a Nossa Senhora Auxiliadora. A ideia inicial foi que o espaço sagrado seria um santuário, mas com as obras ainda inacabadas, elevou-se a igreja a uma Basílica.
A presença Salesiana em Niterói- RJ fortificou-se tanto, que por influência da Basílica, Nossa Senhora Auxiliadora, tornou-se padroeira da Arquidiocese de Niterói.
Inspetoria Salesiana São Pio X
Entre agosto e outubro de 1958, chegaram os primeiros salesianos na região Sul do Brasil para dar início à primeira obra, o Colégio Dom Bosco de Rio do Sul – SC.
Logo após, essa presença Salesiana do Sul foi ganhando forma e passou a chamar-se Inspetoria Salesiana São Pio X , abrangendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Mesmo que essa Inspetoria tenha apenas 64 anos, a região tem algumas das casas mais antigas do carisma salesiano no Brasil. Isso porque foi no Rio Grande do Sul que desembarcaram os primeiros Salesianos de Dom Bosco, em 1901, vindo do Uruguai.
No estado de Santa Catarina, o trabalho inicial dos salesianos era com os imigrantes italianos, alemães e poloneses.
Existia na época uma dura rivalidade entre esses povos, e a missão da presença Salesiana no local era apaziguar os ânimos, trabalhar com a comunhão e a paz por meio da religião.
Por esse motivo, em 1916, os Salesianos foram chamados para assumirem diversas paróquias, como a primeira delas a Paróquia de Ascurra.
Posteriormente, anos mais tarde, a região de Santa Catarina fundaria novas obras Salesianas, como em Itajaí em 1956 e 1961 em Joinville.
Paróquia Santo Antônio
É nesse exato ponto que a trajetória da presença Salesiana no Brasil encontra-se com a história de nossa paróquia.
Em 1961, a convite de Dom Gregório Warmeling, a congregação dos Salesianos chega em Joinville. O primeiro pároco foi então o Padre Tercílio Nardelli.
Motivado sempre por Dom Bosco, a sua principal preocupação pastoral na Paróquia Santo Antônio foi a educação e evangelização dos jovens.
Por isso, logo no início da missão, a paróquia recebeu as primeiras doações para os jovens. Eram máquinas de datilografia para começar um curso com a juventude da Comunidade.
Foi dessa forma que nasceu o antigo IJEA (Instituto Joinvillense de Educação e Assistência), conhecido atualmente como Centro Educacional Dom Bosco, que hoje atende gratuitamente mais de 500 crianças, adolescentes e jovens.
E tantas outras graças e obras o Senhor permitiu nessas terras catarinenses por meio de cada enviado a ser a presença Salesiana na paróquia Santo Antônio. E muito mais o Senhor tem a realizar nos próximos anos.
Que sejamos gratos pelos 149 anos da presença Salesiana no Brasil e pelos quase 61 anos de nossa paróquia.
Conheça aqui a história de um jovem santo Salesiano
Buscar
Posts Recentes

Obra Social investe mais de 300 mil reais em energia solar
Ler mais

Desperta Aí: Encontro Vocacional Reúne 150 Jovens para Projetar a Vida
Ler mais

Educanda elabora poesia em gratidão ao CEDB
Ler mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ ATENDE JOVENS COM DEFICIÊNCIA
Ler mais

Falece Isabel Artime García, Mãe do Reitor-Mor, P. Ángel.
Ler mais

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais

Esporte e brincadeiras marcam colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Festa de Natal 2022
Ler mais

Entrega dos Certificados do curso Geração 2030
Ler mais

Auto de Natal encanta famílias
Ler mais

Parque Dom Bosco recebe certificação do Selo Social ciclo 2021/2022
Ler mais

Mostra de Talentos Parque Dom Bosco
Ler mais

Expo Geração 2030
Ler mais

Paróquia de Massaranduba aprofunda vivência e estudo no Sistema Preventivo de Dom Bosco
Ler mais

Miniolis na Praia
Ler mais

Parque Dom Bosco recebe Selo Social
Ler mais
Dia da ODS acontece no Parque Dom Bosco
Ler mais

🌟 IV Mostra de Trabalhos de Ciências, Tecnologia e Interdisciplinaridade – Reino Animal 🌟
Ler mais