<strong>5 sinais que demonstram que você pode ser chamado à vocação Salesiana</strong>
<strong>5 sinais que demonstram que você pode ser chamado à vocação Salesiana</strong>

5 sinais que demonstram que você pode ser chamado à vocação Salesiana

Em: 15/06/2023

Por: raphael

Categorias: Vocacional Blog


A vocação salesiana é uma grande família religiosa formada por irmãos e sacerdotes, chamados por Deus a dar continuidade ao carisma que nasceu com Dom Bosco, que tem o jovem como seu principal foco na evangelização. 

Aliás, pensar na vocação salesiana é automaticamente pensar na juventude! Uma fase que sucede a infância e adolescência, temas, também, muito caros para a evangelização salesiana.

Portanto, ser salesiano na Igreja compreende paixão pelos jovens, sendo assim, esse é um sinal essencial para quem deseja descobrir essa vocação!  Agora, conheça outros sinais que dirão se você é chamado a esta vocação.

O que é a vocação salesiana?

Antes de tudo, vocação é chamado de Deus, ou seja, é Deus quem nos convida a fazermos parte de sua vida e missão de forma mais íntima. No entanto, esse chamado pressupõe relação: há uma voz que chama, mas há alguém que escuta e responde.

Logo, não é uma ação unilateral, um monólogo, muito menos uma imposição. Mas é um encontro entre duas pessoas que têm o amor como princípio fundamental e como força essencial que as compromete em busca de um mesmo objetivo.

E foi assim que nasceu a vocação salesiana: a partir de um chamado, fruto de uma relação, de um encontro entre Deus e um jovem chamado João! Primeiro, Deus o chamou ao sacerdócio e logo depois o convidou a evangelizar a juventude de sua época.

Assim, o sonho de Deus tornou-se o sonho de Dom Bosco, a vontade de Deus encontrou, no fundador dos salesianos, a ajuda oportuna para colocar em prática ações pequenas. Foi como uma semente de mostarda, mas que geraram uma árvore imensa chamada: Sociedade de São Francisco de Sales ou Salesianos de Dom Bosco.

Portanto, os salesianos são membros de uma congregação – fundada por Dom Bosco – que abraçam a pobreza, a obediência e a castidade como profissão de vida. Fazem isso a fim de se dedicarem à evangelização da juventude, tendo Nossa Senhora Auxiliadora como intercessora. 

 5 sinais de quem é chamado à vocação salesiana

A vocação salesiana é um chamado que tem características comuns aos demais, porém há outros traços que são específicos do carisma salesiano. E agora vamos citar 5 bem específicos que sinalizam que nasce mais um salesiano para a Igreja.

#1 Desejo de seguir a Cristo mais de perto com o jeito de Dom Bosco

Seguir a Cristo pobre, casto e obediente é comum a toda vida consagrada, mas cada uma traz o jeito do carisma de sua congregação. No caso da vocação salesiana, há uma forma de comprometer-se que faz de Cristo o único bem e o maior amor! 

Como viveu Dom Bosco e deixou o exemplo para seus filhos: completamente desprendido de si; fiel a Deus e à Igreja e totalmente comprometido com a evangelização dos jovens. A busca do fundador em fazer a vontade de Deus é uma marca da vocação salesiana.  

#2 Amor pelos jovens e desejo de servi-los 

A vocação salesiana não tem apenas amor aos jovens, mas dedica-se inteiramente a eles, principalmente aos mais pobres. Essa paixão tem ações concretas através das pastorais juvenis, do sistema educativo criado por Dom Bosco e inúmeras outras iniciativas. 

De forma que aquele que se identifica com a forma de evangelização da juventude com o rosto de Dom Bosco, pode descobrir outras inquietações que o levem não apenas a fazer, mas a ser oferta viva pelo resgate da juventude.

#3 Espírito missionário e vontade de superar os obstáculos da vida

Os Salesianos são missionários! Isso significa que estão prontos a ir para qualquer lugar, independente de cultura, raça ou religião. E a missão, que tem a caridade como motivação maior, é uma forma de compromisso com a Igreja e projeto de Deus para a humanidade.

Quem se identifica com a missão, também está disposto a pagar o preço por ela, abraçando o trabalho na própria vida a fim de assemelhar-se a Cristo e buscando, com o auxílio do Espírito Santo, superar os apegos e obstáculos da vida.

#4 Capacidade de viver em comunidade junto com outros irmãos

A vida comunitária é a escola da caridade para a vida religiosa. Nela se aprende a ser família, não por laços sanguíneos, mas outros ainda mais firmes: pelo Espírito Santo. É na vida comum que se exercita a partilha de si e o maior testemunho do carisma salesiano.

Logo, quem se encanta pela vocação salesiana é porque também observou um pouco da alegria da vida em comunidade e percebe que encontrou outros com o mesmo objetivo, com a mesma perseverança e dispostos a viver o evangelho como Dom Bosco.

#5 Atitude de otimismo, criatividade e iniciativa

O cristão é uma pessoa esperançosa ou contradiz o próprio batismo! E a vocação salesiana tem um “baú” cheio de testemunhos de esperança, desde Dom Bosco até os membros da congregação nos dias atuais.

Sendo assim, quem abraça a causa do Evangelho é um entusiasta, uma pessoa otimista e que trabalha para plantar a mesma semente. Para isso, é preciso empenho, criatividade e iniciativa, dons de Deus que se brotam em todo aquele que crer no Evangelho. 

Os sinais são com setas no caminho…

Quando procuramos algo, nos orientamos pelas informações que achamos à nossa frente,  nossos olhos se abrem e ficamos atentos.

Da mesma forma é na descoberta vocacional, os sinais nos mostram que estamos no caminho certo, que podemos seguir e não nos perderemos.

Se há pelo menos metade dessas setas que apresentamos acima, siga, que algo espera por você adiante! Boa caminhada! 

Aprofunde esse conteúdo aqui: https://dombosco.net/missionario-salesiano/

Comentar