Família Salesiana de Santa Catarina realiza retiro anual em Massaranduba
Família Salesiana de Santa Catarina realiza retiro anual em Massaranduba

Família Salesiana de Santa Catarina realiza retiro anual em Massaranduba

Em: 06/05/2025

Por: Eduardo Schmitz

Categorias: Portal Notícia


Em clima de fraternidade e renovação espiritual, a Família Salesiana de Santa Catarina se reuniu no dia 1º de maio de 2025, na cidade de Massaranduba (SC), para seu tradicional retiro anual. O encontro teve como inspiração a Estreia do Reitor-Mor para o ano, com o tema “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”.

A programação teve início às 8h com um café acolhedor e o reencontro dos diversos grupos vindos de Campos Novos, Ascurra, Itajaí, Joinville e da própria Massaranduba. Participaram cerca de cem pessoas, entre Salesianos de Dom Bosco (SDB), Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Salesianos Cooperadores (SSCC), Ex-alunos de Dom Bosco (EADB) e membros da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA). Também marcou presença o inspetor salesiano, padre Ademir Ricardo Cwendrych.

A oração inicial foi conduzida pelos salesianos de Joinville e pelo seminarista Lucas Nistler. Em seguida, o coordenador de pastoral do Colégio Salesiano de Itajaí, Wendel Bittencourt da Silva, juntamente com as jovens Heloisa Winter e Talyssa Emanoela de Souza, apresentou a reflexão sobre a Estreia. Após a exposição, os participantes se reuniram em grupos para aprofundar o tema em partilhas fraternas.

O momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido pelos Ex-alunos de Joinville, preparou o espírito para o almoço comunitário, servido no salão da igreja matriz.

À tarde, os Salesianos Cooperadores de Joinville promoveram um momento de oração e deserto penitencial, favorecendo o silêncio e a interiorização pessoal.

O ponto alto do dia foi a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Ademir Ricardo Cwendrych, junto aos padres salesianos presentes. Em sua homilia, o inspetor destacou: “Foi um dia muito bonito. Estivemos juntos, refletindo como viver a esperança mesmo em meio a ambientes tão conturbados. Precisamos constantemente renovar essa esperança em nossas vidas.” Ele também evocou a figura de São José Operário, celebrado no mesmo dia, como modelo de esforço e dedicação, e recordou que simultaneamente, no Paraná e no Rio Grande do Sul, a Família Salesiana também realizava encontros semelhantes.

O retiro foi encerrado com um café da tarde, selando um dia de profunda comunhão, espiritualidade e fortalecimento da identidade salesiana.

Tarcizio Paulo Odelli

Comentar

Acompanhe as últimas notícias pelo nosso grupo do WhatsApp

Fique por dentro

Entrar no Grupo