

A fé de Dom Bosco que nos leva a Deus
Em: 12/12/2022
Por: comunicacao
Categorias: Portal Blog
O que significa ter fé? Crer que Deus pode realizar milagres, recorrer a Deus em momentos difíceis, fazer novenas e orações? Talvez essas coisas possam, de certa forma, fazer parte da vida de alguém que crê, mas, sem dúvida, está longe de ser um verdadeiro testemunho de fé.
Contudo, ver a realização de um milagre não garante a todas as pessoas uma fé firme e sólida, embora todo milagre realizado por Deus deveria ser para nós um convite a uma fé mais viva e expectante.
Um momento de dificuldade, muitas vezes, invés de nos fazer recordar a misericórdia e bondade de Deus, em muitas pessoas causa certa confusão e até mesmo descrença. E o que dizer das tantas novenas e orações realizadas por aqueles que demonstram ter fé?
Em muitos casos são apenas amontoados de palavras quando deveria ser um constante clamor a Deus: “Senhor aumentai a nossa fé”.
Essas e aquelas atitudes acima citadas têm grande valor diante de Deus quando vem acompanhadas de uma confiança cega. Tamanha confiança que, embora eu não veja milagres, sofra muito e até pareça que minhas orações não estejam sendo ouvidas, em tudo e a todo momento peço que seja feito a vontade de Deus.
A fé também não é um ato que se dá a partir de sentimentos, mas quando cremos na palavra pregada por Cristo. Porque é Ele que está dizendo, revelando a Verdade aos homens:
“Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras. Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa dessas obras” (Jo 14,10-11).
Portanto, ter fé é lançar-se na vontade divina tendo os olhos fixos no próprio Deus e na Sua palavra.
Na vida de Dom Bosco não foram poucos os momentos em que em suas missões o Santo Salesiano precisou ser ancorado por sua fé. Vejamos mais uma vez como o exemplo deste grande Santo nos encaminha a Deus.
A fé de Bom Bosco na infância
Ao começarmos pela infância e juventude de Dom Bosco percebemos que uma grande fé impulsionava a vida deste Santo. Filho de camponeses pobres e analfabetos, Dom Bosco necessitava ter uma fé sempre viva para que conseguisse alcançar e corresponder ao chamado de Deus em sua vida.
Contudo, mesmo sendo um santo fortemente vocacionado à santidade e amparado pelo céu, ele precisou fazer a sua parte. Mas, principalmente, precisou confiar que as dificuldades servem mais para forjá-lo como um grande santo do que para desencorajá-lo e o fazer desistir.
Devido a morte de seu pai e a situação menos favorecida de sua família, o Santo precisou trabalhar duro e suportar todos os desafios que encontraria pela frente.
Com persistência trabalhou como alfaiate, carpinteiro, ferreiro, sapateiro e ainda buscava nas horas vagas estudar uma de suas grandes aptidões: a música.
É nítido ver que, desde cedo, Dom Bosco deparou-se se com circunstâncias que o ensinaram a sempre seguir em frente e nunca retroceder. As dificuldades em sua vida pareciam sempre apontar para Cristo.
O seu primeiro desafio
Recém ordenado sacerdote, Dom Bosco se depara com seu primeiro desafio. Solicitaram que ele visitasse as cadeias de Turim, e diante de situação tão deplorável sente-se profundamente chamado a contribuir para que a realidade de tantos jovens fosse amenizada.
Como contribuir para a vida de jovens sem nenhuma instrução religiosa ou civil? Como anunciar Cristo atento às necessidades dos homens diante de total abandono?
A fé de Dom Bosco o leva além. Homem de muita oração e ação, decide criar um espaço para que estes jovens recebessem acolhimento e condições básicas até mesmo antes de formá-los na fé.
Assim, criou o Oratório, que funcionava como um local de encontro, abrigo e recreações.
Mesmo sem saber como seria dali pra frente, Dom Bosco sabia que aquele que o havia chamado e colocado em seu coração o desejo de ser o Seu rosto misericordioso para os jovens estaria sempre com Ele.
Mas o que, de fato, nutria a fé de Dom Bosco?
Para que o nosso corpo permaneça com todos os órgãos trabalhando e com suas funções ativas, precisamos antes nutri-lo com aquilo que é necessário. Um corpo que não é nutrido, irá, sem dúvida, definhar a cada dia.
Logo, a nossa vida de fé precisa desta maneira ser nutrida com algo que lhe é essencial: a presença de Deus. Seus trabalhos pastorais eram carregados de uma caridade tão profunda que somente um coração cheio da presença de Deus poderia ser capaz de realizar.
A fiel devoção a Nossa Senhora, o amor profundo a Jesus Eucarístico e a obediência à Igreja nutrem de forma constante a fé de Dom Bosco. É preciso um coração próximo, disposto e humilde para acolher a vontade Divina e fazer dela sua grande meta de vida.
Contudo, muitos autores modernos desejam reduzir Dom Bosco a um mero sonhador, mas isso é uma visão extremamente rasa deste grande Santo. Dom Bosco, após sua morte, foi reconhecido com um Santo de sétima morada (conforme a descrição das moradas de Santa Teresa D’Avila).
Isso mostra para nós que sua fé era proveniente não de experiências superficiais, mas sim de uma entrega e intimidade profunda com Nosso Senhor.
Portanto…
Como a fé de Dom Bosco se multiplicava em meio a tantos ambientes imprevisíveis, sem dúvida, Deus o conduzia. Também, além de ser um grande servo, era através da vida de oração, seu grande amigo.
Pelo exemplo desta fé firme de São João Bosco e de tantos santos Salesianos nos lancemos em uma vida de intimidade e união com Deus. Assim como São Domingos Sávio e São Callisto Caravario que souberam desde cedo entregar suas vidas a Deus confiando em Sua bondade e providência.
Clique aqui para conhecer mais sobre os Salesianos e nossas obras!
Buscar
Posts Recentes

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais

Esporte e brincadeiras marcam colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Festa de Natal 2022
Ler mais

Entrega dos Certificados do curso Geração 2030
Ler mais

Auto de Natal encanta famílias
Ler mais

Parque Dom Bosco recebe certificação do Selo Social ciclo 2021/2022
Ler mais

Mostra de Talentos Parque Dom Bosco
Ler mais

Expo Geração 2030
Ler mais

Dias dos namorados e Santo Antônio: qual a relação?
Ler mais

Como ser um Jovem autêntico no mundo hoje?
Ler mais

Os 5 mártires Salesianos: conheça a história do Beato Francisco Kesy e seus Companheiros
Ler mais

ISAS recebe visita de voluntária Salesiana da Bolívia
Ler mais

Homenagens para as mamães no Colégio Salesiano Itajaí
Ler mais