

Ano Vocacional da Igreja no Brasil e Dia do Leigo
Em: 22/11/2022
Por: raphael
Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia
“Desejamos que o Ano Vocacional ajude cada pessoa a acolher o chamado de Jesus como graça e seja uma oportunidade para que mais e mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho em saída missionária”.
Com essas palavras, Dom João Francisco Salm, presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, anima toda a Igreja do Brasil a viver o 3º Ano Vocacional.
De antemão, a data escolhida para a abertura e encerramento do 3º Ano Vocacional é a solenidade de Cristo Rei. Isso porque essa solenidade marca o encerramento do ano litúrgico e o dia nacional dos cristãos leigos e leigas.
Por isso, neste post vamos conhecer a história do Ano Vocacional, sua importância e os motivos para incentivarmos as vocações no Brasil. Confira!
O dia do leigo abre o Ano Vocacional
“Os leigos estão na linha de frente da vida da Igreja. Necessitamos de seu testemunho sobre a verdade do Evangelho e de seu exemplo ao expressar sua fé com a prática da solidariedade” (Papa Francisco).
Primeiramente, antes de falarmos sobre o Ano Vocacional, vamos relembrar a importância do leigo para a Igreja. Assim como disse o Papa Francisco, eles estão em todo lugar.
Ou seja, basta olharmos a sociedade e veremos a vocação leiga em várias frentes de missão: na rua, na política, no hospital, na escola, no comércio, na paróquia, nas mídias sociais, na periferia. Logo, o reino de Deus chega através do leigo no meio do povo.
Assim, celebrar o Dia Nacional do Leigo é reconhecer sua missão unida à vida de Cristo pelo seu batismo. Este dia é celebrado na Festa de Cristo Rei, desde a década de 90, para resgatar a memória e a importância da Ação Católica para a Igreja e o laicato brasileiro.
História do Ano Vocacional
Na vida cristã, tudo é providência e como diz São Paulo: “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (cf. Rm 8,28). Assim, com esse mesmo espírito, entendemos que o mês vocacional, instituído em 1980, abriu a comemoração do primeiro Ano Vocacional no Brasil.
Em 1980, no Encontro Nacional de Pastoral Vocacional, houve a proposta concreta de se instituir agosto como o mês vocacional no país e também a realização, em 1983, de um Ano Vocacional, ambas aprovadas pela CNBB, para incentivar as vocações.
E assim aconteceu: em 24 de abril de 1983, com o tema: “Vem e segue-me”, o 1º Ano Vocacional; bem como em 2003, o 2º Ano Vocacional do Brasil, com o tema “Batismo, fonte de todas as vocações”.
Estes encontros favoreceram e ampliaram o reconhecimento e a consciência de que toda a comunidade cristã é responsável pela animação, cultivo e formação das vocações na vida eclesial e na sociedade.
“Vocação: Graça e Missão” (cf. Lc 24, 32-33)
Em 2022, após 40 anos desse caminho de Pastoral Vocacional, acontecerá a abertura do 3º Ano Vocacional. Como resultado, esse caminho gerou muitos frutos: congressos, simpósios e diversos encontros vocacionais a nível nacional e continental.
Assim, a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou a realização do terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil. Celebraremos oficialmente de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023.
Com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), os bispos afirmam:
“a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”.
Já o texto bíblico do Mc 3,13-19 quando Jesus “chamou e enviou os que ele mesmo quis” ilumina e aprofunda que toda vocação tem na pessoa de Jesus o seu início, meio e fim. Portanto, Ele é o centro e a meta de todo vocacionado.
“Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33)
O Texto Base do 3º Ano Vocacional nos diz:
“Vocação é iniciativa de Deus, é mistério, é graça, é experiência de encontro com Jesus, é fascínio e alegria, é assombro, é sensibilidade ao apelo, é inconformidade, é resposta pessoal, é envolvimento comunitário, é missão, é tarefa, é serviço…
…é disposição para o sacrifício, é entrega da vida, é coragem e determinação, é esperança e convicção firme, é testemunho de fé: é “espiritualidade” como a que moveu o próprio Jesus e marcou sua personalidade, imprimindo-lhe caráter e identidade.”
Com o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.
Então, no dia 19 de novembro, acontece a abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil, na Missa solene, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), presidida dom João Francisco Salm, que é o presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB.
Texto Base nos ilumina!
O Texto Base ainda nos diz:
“Toda vocação é con-vocação, ou seja, somos chamados a caminhar juntos no seguimento do Mestre e no empenho pessoal e conjunto de manifestar sua presença no mundo –configurados e conformados a ele –sendo portadores de vida e esperança…” (N. 22)
E tem como objetivo geral
“Promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus.”
Portanto, toda a Igreja é responsável por zelar, promover e incentivar as vocações à luz da Palavra de Deus e sabe que pode contar com os leigos para anunciar essa graça e publicar esse chamado de Deus.
Assim, como a oração do 1º Ano Vocacional ressoa até hoje: Senhor da messe e pastor do rebanho… Vamos fazer da oração a primeira ação concreta em benefício das vocações adormecidas no coração de cada pessoa humana. Rezemos!
Oração do Ano Vocacional
“Senhor Jesus, enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo, que fazeis os corações arderem e os pés se colocarem a caminho, ajudai-nos a discernir a graça do vosso chamado e a urgência da missão.
Continuai a encantar famílias, crianças, adolescentes, jovens e adultos, para que sejam capazes de sonhar e se entregar, com generosidade e vigor, a serviço do Reino, em vossa Igreja e no mundo.
Despertai as novas gerações para a vocação aos Ministérios Leigos, ao Matrimônio, à Vida Consagrada e aos Ministérios Ordenados.
Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária, ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação e a responder com alegria. Amém!”
Buscar
Posts Recentes

Obra Social investe mais de 300 mil reais em energia solar
Ler mais

Desperta Aí: Encontro Vocacional Reúne 150 Jovens para Projetar a Vida
Ler mais

Educanda elabora poesia em gratidão ao CEDB
Ler mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ ATENDE JOVENS COM DEFICIÊNCIA
Ler mais

Falece Isabel Artime García, Mãe do Reitor-Mor, P. Ángel.
Ler mais

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais

Esporte e brincadeiras marcam colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Festa de Natal 2022
Ler mais

Entrega dos Certificados do curso Geração 2030
Ler mais

Auto de Natal encanta famílias
Ler mais

Parque Dom Bosco recebe certificação do Selo Social ciclo 2021/2022
Ler mais

Mostra de Talentos Parque Dom Bosco
Ler mais

Expo Geração 2030
Ler mais

Câmara de Vereadores homenageia obra social Dom Bosco de Joinville
Ler mais

Entrevista com Wanteilang Khyllait, missionário salesiano enviado à nossa Inspetoria
Ler mais

Educandos do Parque Dom Bosco na III Conferência Municipal da Juventude de Itajaí
Ler mais

Festival de Futsal do Colégio Salesiano Auxiliadora
Ler mais

Nosso aluno é campeão Estadual de Oratória
Ler mais