Qual a maior promessa de Deus Pai para nós?
Qual a maior promessa de Deus Pai para nós?

Qual a maior promessa de Deus Pai para nós?

Em: 06/09/2023

Por: raphael

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


Se você quer descobrir qual é a maior promessa de Deus para a tua vida, para a humanidade, está no lugar certo! E saiba: esta promessa se refere à tua salvação e ela tem uma força transformadora!

Está pronto para fazer esta descoberta? Então, vamos juntos!

A grande promessa de Deus

Logo depois de Sua ressurreição, Jesus apareceu aos seus discípulos por 40 dias falando sobre o Reino de Deus.

O apóstolo Lucas, que é o autor do Atos dos Apóstolos, narra que nestes dias, comendo com eles, Jesus deixou uma ordem:

“Que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem aí o cumprimento da promessa de seu Pai, ‘que ouvis­tes’ – disse ele [Jesus] – da minha boca” (Atos 1,4).

E Jesus continuou dizendo:

“Porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias” (Atos 1,5); e ainda: “descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo” (Atos 1,8).

Logo, a grande promessa de Deus para nós é o Espírito Santo!

O que significa essa promessa de Deus?

Para entendermos a profundidade dessa promessa de Deus, vamos voltar à narrativa bíblica.

No Antigo Testamento, Deus falou a Seu povo por meio do profeta Ezequiel:

“Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas as vossas abominações. Eu vos darei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Dentro de vós colocarei meu espírito, fazendo com que obedeçais às minhas leis e sigais e observeis os meus preceitos” (Ezequiel 36,25-27).

Este coração novo é onde habita o Espírito Santo – a grande promessa de Deus para nós. Logo, essa promessa de Deus tem a ver com uma vida nova, um coração novo, capaz de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo (cf. Mateus 22,37-39).

Ou seja, a missão do Espírito Santo é a nossa santificação, é alegrar a nossa vida, é nos fazer vencer qualquer medo e qualquer obstáculo que tente impedir a nossa intimidade com Deus.

O que é o Espírito Santo – a promessa de Deus?

O Espírito Santo é uma das três Pessoas da Santíssima Trindade. Quando rezamos, fazemos isso em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Portanto, o Espírito Santo, a grande promessa de Deus, está sempre presente conosco.

Na verdade, a Sua presença em nós se dá desde o nosso batismo, quando nos tornamos criaturas novas e somos admitidos na vida da Igreja. Assim como o Espírito Santo desceu sobre Jesus quando João Batista o batizou no Rio Jordão, também desce sobre nós quando recebemos o Sacramento do Batismo.

A palavra “espírito” vem do hebraico Ruah, que significa sopro, ar, vento. Contudo, Espírito e Santo são 2 atributos divinos comuns às três Pessoas da Santíssima Trindade.

O Catecismo da Igreja nos recorda que na Sagrada Escritura, o Espírito Santo é chamado por diversos nomes. Nas cartas de São Paulo, ele o chama: Espírito da promessa (Gl 3, 14; Ef 1, 13), Dom (cf. Gl 4,6), Espírito de adoção (Rm 8, 15: Gl 4, 6), Espírito de Cristo (Rm 8, 9), Espírito do Senhor (2 Cor 3, 17), Espírito de Deus (Rm 8, 9. 14; 15, 19; 1 Cor 6, 11; 7, 40). E o apóstolo Pedro o chama de Espírito de glória (1 Pe 4,14).

Dom gratuito do Pai

“Dom”, porque o Pai e o Filho nos dão o Seu Espírito gratuitamente. Também porque é do Espírito Santo que procedem todas as graças e dons que Deus deseja conceder a nós. Além disso, pelo Espírito Santo temos acesso ao Pai.

“Espírito do Senhor” e “Espírito de Deus”, porque estes são nomes atribuídos apenas a Deus. “Espírito de Verdade” porque nos ensina de modo completo tudo o que Cristo nos revelou, e guia porque mantém a Igreja na verdade (cf. Jo 15, 26; 16, 13-14). É o “Paráclito” (Consolador, Advogado) prometido por Cristo. “Espírito de adoção”, porque por Ele somos adotados por Deus como filhos; enfim, “Espírito da promessa”, porque Ele é a grande promessa de Deus para nós.

Veja também: Escute a nossa playlist ao Espírito Santo!

Condições para a promessa de Deus acontecer

No batismo recebemos o Espírito Santo, porém muitas vezes sufocamos a Sua ação em nossa vida com o pecado.

O pecado nos impede de enxergar quem realmente somos – filhos de Deus, amados por Ele – e nos impede de fazer uma experiência profunda com o Espírito Santo. Logo, a primeira condição para que a promessa de Deus para a nossa vida se cumpra, é a renúncia ao pecado.

Além disso, precisamos reconhecer que necessitamos da ação do Espírito Santo em nosso interior, nos transformando, e assim nos abrirmos à Sua graça.

E lembre-se: a intensidade com a qual nós manifestamos esse desejo de transformação é a medida que recebemos da Sua graça em nossa vida. Portanto, diga ao Senhor que deseja ser preenchido pela Sua graça e que permite a Sua ação no teu interior. E assim a grande promessa de Deus vai se cumprir na tua vida, para a tua santificação e salvação.

Leia também: O que a Igreja nos ensina sobre o pecado?

Comentar