

Quaresma: Tempo de conversão, caridade e penitência
Em: 14/02/2023
Por: raphael
Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia
A Quaresma é o tempo de preparação para a celebração da maior festa dos cristãos – a Páscoa do Senhor – isso mesmo! Somos cristãos em plenitude por causa da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Por isso precisamos nos preparar à altura deste mistério.
Se a Quaresma é preparação para a Páscoa do Senhor, então nossa meta é Cristo Ressuscitado, a fim de vivermos com Ele e para Ele. Assim, este post nos recorda a importância desse tempo e nos oferece pistas para vivê-lo bem. Confira!
Por que “Quaresma”?
A palavra quaresma faz referência ao número quarenta, que tem um valor muito importante na Bíblia, como nos explica Dom Orani Tempesta:
“Os quarenta dias do Dilúvio (Gn 7,4), os quarenta dias de Moisés no Monte Sinai, os quarenta anos de Israel no deserto (Dt 29,5); os quarenta anos do reinado de Davi (2Sm 5.4), os quarenta dias do caminho de Elias (1Rs 19,8) e, sobretudo, os quarenta dias de Jesus no deserto (Mt 4,3; Lc 4,2), preparando sua vida pública, e também o tempo de Jesus entre Ressurreição e Ascensão (At 1,3)”.
Mas o tempo quaresmal, como é hoje, começou no século IV, em vista da preparação dos cristãos para receber o batismo. Eles realizavam penitência, confessavam os pecados, ouviam a Palavra de Deus e os ensinamentos dos apóstolos antes da Páscoa do Senhor.
E a Quaresma é exatamente este caminho que nos prepara para a ressurreição de Cristo. Logo, a disposição do coração é fundamental. E é a vida da pessoa por inteiro que precisa abraçar a conversão, a caridade e a penitência, três pontos que vamos explicar!
Quaresma, tempo de conversão!
A Quaresma começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na Quinta-Feira Santa, quando começa o Tríduo Pascal. Tirando os domingos, contam-se quarenta dias de reflexão sobre vários temas importantes da vida cristã, e o primeiro deles é a conversão.
A própria liturgia da Palavra nos aponta o caminho da conversão através do apelo do profeta Joel, quando diz:
“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes;e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia,inclinado a perdoar o castigo”.
Conversão significa mudança de rota; quando algo se volta para o alvo, e no caso do cristão, essa mudança significa voltar-se para Deus, seu fim último, sua razão de ser, a fonte da verdadeira felicidade, sem Ele a vida se torna vazia e sem rumo certo.
Então, a Palavra de Deus nos provoca este questionamento: onde está teu coração? Como você tem vivido? O amor de Deus é a essência de tua vida e rege todas as tuas decisões? E nos convida: volta para teu Deus, porque Ele é misericórdia e perdoa sempre.
A caridade não passará jamais…
“Mas tu, quando deres esmola, procura que a tua mão esquerda nem saiba o que faz a direita. Deste modo, a tua esmola ficará em segredo; e o teu Pai, que vê o que se passa em segredo, há-de recompensar-te” (Mt 6,1-6.16-18).
A caridade e a esmola andam de mãos dadas na Quaresma. A esmola acompanha os exercícios quaresmais porque não se pode amar a Deus sem amar o irmão. É feita, também, em segredo, ou seja, nem anúncios, mas apenas por amor a Deus.
Mas a esmola não se limita à doação de alimentos. Ela é revestida de caridade para com o outro e pode acontecer de diversas maneiras: com uma visita aos doentes, aos idosos, às crianças ou a alguém que precisa de sua companhia; é um sair de si para ajudar o irmão.
Claro que a atenção para alguém não substitui a doação de alimentos, mas é importante dizer que a esmola é para nossa conversão e não a do outro, e às vezes dar atenção a alguém é um ato de caridade que precisamos realizar.
Tempo de penitência
A cor litúrgica do tempo da Quaresma é o roxo, que significa penitência. Agora, vamos entender a diferença entre jejum, abstinência e penitência:
- O jejum pode ser praticado sempre e consiste em tirar uma refeição do dia. A Igreja orienta que aconteça na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira da Paixão;
- A abstinência é não comer carne. E isso deve ser observado também na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira da Paixão;
- A penitência é a realização ou não de algo que nos aproxima de Deus. Ela acompanha o jejum e a abstinência, mas também uma atitude interior de mudança.
Expliquemos melhor a penitência! Veja que a Quaresma é um tempo favorável para mudarmos de vida, logo precisamos lutar contra defeitos e situações que nos afastam da essência da vida cristã que é o amor a Deus e aos irmãos.
Deste modo, escolhemos algo palpável como penitência e nos esforçamos para cumprir durante toda a Quaresma. Mas não estamos sozinhos, a santidade não é mérito, mas graça. No entanto, como diz Santo Agostinho: “O Deus que te criou sem ti, não te salvará sem ti”.
Portanto, cada um precisa rezar, refletir, avaliar e fazer propósitos de verdadeira conversão. Isso não significa se flagelar ou realizar grandes mortificações, mas assumir atos verdadeiros e conscientes que transformem a vida de dentro para fora.
Nossa meta é Cristo Ressuscitado!
O Papa Francisco nos disse que “a Quaresma vem recordar-nos que o bem, como aliás o amor, a justiça e a solidariedade não se alcançam de uma vez para sempre; hão de ser conquistados cada dia”.
Logo, viva a Quaresma de 2023 não como se ela fosse a primeira, nem a última, mas como se ela fosse única, porque a oportunidade deste tempo não se repete, mas é somada em cada momento até alcançarmos a semelhança do Filho de Deus.
Confira também: Beato Pio IX: o Papa amigo de Dom Bosco
Buscar
Posts Recentes

Obra Social investe mais de 300 mil reais em energia solar
Ler mais

Desperta Aí: Encontro Vocacional Reúne 150 Jovens para Projetar a Vida
Ler mais

Educanda elabora poesia em gratidão ao CEDB
Ler mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ ATENDE JOVENS COM DEFICIÊNCIA
Ler mais

Falece Isabel Artime García, Mãe do Reitor-Mor, P. Ángel.
Ler mais

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais

Esporte e brincadeiras marcam colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Festa de Natal 2022
Ler mais

Entrega dos Certificados do curso Geração 2030
Ler mais

Auto de Natal encanta famílias
Ler mais

Parque Dom Bosco recebe certificação do Selo Social ciclo 2021/2022
Ler mais

Mostra de Talentos Parque Dom Bosco
Ler mais

Expo Geração 2030
Ler mais

Câmara de Vereadores homenageia obra social Dom Bosco de Joinville
Ler mais

Entrevista com Wanteilang Khyllait, missionário salesiano enviado à nossa Inspetoria
Ler mais

Educandos do Parque Dom Bosco na III Conferência Municipal da Juventude de Itajaí
Ler mais

Festival de Futsal do Colégio Salesiano Auxiliadora
Ler mais

Nosso aluno é campeão Estadual de Oratória
Ler mais