São Domingos Sávio: 5 coisas para aprender com este santo jovem
São Domingos Sávio: 5 coisas para aprender com este santo jovem

São Domingos Sávio: 5 coisas para aprender com este santo jovem

Em: 04/05/2023

Por: raphael

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


São Domingos Sávio é muito conhecido entre os jovens. É o santo mais jovem já canonizado pela Igreja e até hoje ressoa a sua frase que diz: “Antes morrer do que pecar”.

Mas o que fez um adolescente de apenas 9 anos tomar essa decisão tão cedo? 

Com certeza, aconteceu um encontro com Deus que marcou sua vida; isso é prova de que não importa o tempo, nem a situação social em que se vive, o amor de Deus sempre supera tudo que está a nossa volta. 

A história de São Domingos Sávio é prova disso. Nem a enfermidade o separou do propósito de santidade que fez  no íntimo do coração quando recebeu a Eucaristia pela primeira vez. Então, vamos conhecer seu testemunho e entender como ele ajuda os jovens de hoje.

A vida de São Domingos Sávio e a opção pela santidade

O pequeno Domingos Sávio nasceu em 2 de abril de 1842, no vilarejo chamado Riva, pertencente a Castelnuovo d’Asti, na Itália. Seus pais foram Carlos Sávio (ferreiro) e Brígida Agagliate (costureira); eles tiveram três filhos e os criaram na simplicidade e na prática da fé. 

Um acontecimento marcou sua infância: a primeira Eucaristia, que recebeu precocemente, porque, na sua época, as crianças costumavam comungar aos 12 anos de idade. Mas São Domingos Sávio já se destacava pelo fervor na oração e na constância à Igreja.

E foi esse encontro com Cristo vivo que o fez escrever os propósitos que praticou durante toda sua breve vida: 

  • Confessar frequentemente e receber a Eucaristia quando o confessor permitir;
  • Santificar os dias de festa;
  • Serei amigo de Jesus e de Maria;
  • Prefiro morrer que pecar.

Não há nada de extraordinário nestes propósitos, o que há é o amor com que ele os fez a tal ponto de orientar toda vida de São Domingos Sávio. Seja em casa, estudando, brincando ou servindo ao outro, sua vida seguia a partir do seu encontro com Deus.

São João Bosco e São Domingos Sávio

Em 2 de outubro de 1854, deu-se o encontro de sua vida. Devido à situação financeira de seus pais, não pôde continuar os estudos. Mas um sacerdote, amigo da família, o recomendou a Dom Bosco, que tinha uma escola para crianças sem recursos financeiros.

O encontro entre os dois foi marcante e até hoje está registrado nos escritos biográficos sobre a vida de Sávio: 

“Então, o senhor me levará para Turim, para estudar? 

– Veremos! Parece-me que temos um bom pano. 

– E para que pode servir esse pano? 

– Para fazer um bonito traje e presenteá-lo ao Senhor. 

– Pois bem, eu sou o tecido e o senhor será o alfaiate. Leve-me consigo e faça um formoso traje para o Senhor.”

A simplicidade das palavras de Domingos Sávio revelaram a profundidade do seu coração para viver a santidade. E, assim, ele partiu com Dom Bosco para se juntar a mais 100 crianças no Oratório e abraçar uma nova família, juntamente com uma nova missão.

O jovem Domingos Sávio nos mostra o caminho da santidade

Em Domingos Sávio, Dom Bosco percebeu uma grande sensibilidade para as coisas divinas. Certa vez, inspirado pelos ensinamentos de seu mentor, o jovem Sávio anotou em um de seus cadernos: 

“Os olhos são a janela da alma. Pela janela passa o que se deixa passar. Por ela podemos deixar passar um anjo ou um demônio, e fazer com que um deles se torne dono do nosso coração”.  

Seus grandes amores eram Jesus e Maria, mas foi também um jovem de muitas amizades, afinal não poderia demonstrar o seu amor a Deus se não amasse seus amigos. 

De modo que, com os mais chegados, ele criou a Companhia de Maria Imaculada, que se tornou uma fonte de muitas vocações sacerdotais para a Congregação Salesiana.

5 coisas que São Domingos ensina aos jovens

São Domingos Sávio viveu a santidade de forma tão simples e no cotidiano de sua vida que a tornou possível para todos nós. Certa vez, Dom Bosco disse:

“Se Domingos Sávio pode ser santo, porque eu não posso?” 

Por isso, a partir das frases deste “pequeno gigante” (Papa Pio XI), vamos descobrir a santidade bem perto de nós:4

#1 “Se não conseguir a santidade, nada terei feito neste mundo.”

A santidade consiste em assemelhar-se a Deus no amor e reconhecer no outro nosso semelhante. Assim viveu São Domingos Sávio: ele não pensava em si apenas, mas em Deus e no outro. Se nos esforçarmos para viver assim, levaremos muitas almas para Deus.

#2 “Eu não posso fazer grandes coisas, o que eu quero é fazer as menores para a maior Glória de Deus.”

Fazer as pequenas coisas é o caminho para alcançar grandes graças! E as pequenas começam pela obediência aos pais, respeito pelas autoridades constituídas e a prática da caridade, coisas que Domingos Sávio sempre observou e se esforçou para praticar.

Quando ele adoeceu gravemente, Dom Bosco o mandou de volta para a casa de seus pais.  Ele não queria ir, mas obedeceu e terminou seus dias ao lado de sua família, tendo cumprido a vontade de Deus.

#3 “Procuramos somente evitar o pecado, como um grande inimigo que nos rouba a graça de Deus e a paz do coração…”

O pecado é um grande vilão na vida do cristão. Mas ele não se apresenta apenas nas grandes tentações e sim no dia a dia. O jeito como tratamos as pessoas, os palavrões, as preferências e tantas outras coisas podem nos levar a pecar.

Por exemplo, São Domingos Sávio tinha um temperamento forte e sofria muito para controlá-lo a fim de não ser violento e magoar os meninos que viviam com ele. Quando aconteciam as brigas, as discussões e outros problemas, ele procurava sempre o diálogo para não pecar.

#4 “Jesus e Maria, sede sempre meus amigos.”

O segredo do coração desse pequeno santo era sua amizade com Jesus e Maria, uma herança de sua família cristã. Ele rezava sempre. Às vezes deixava a diversão para ficar na capela diante do sacrário ou rezando o rosário.

Essas pequenas atitudes fizeram uma grande diferença em seu coração, principalmente porque na sua época havia muita pobreza, guerra, fome e epidemias. Nada disso é fácil para uma criança, mas há força quando se reza.

Portanto, São Domingos Sávio nos ensina que é possível estar com Deus, reservá-lo um tempo, cultivar sua amizade, abrir mão de alguma coisa para visitar uma capela ou alguém que precisa. E quando precisarmos, Deus também nos visitará!

#5 “Maria, eu vos dou meu coração; fazei que eu seja sempre vosso.”

Essas palavras de São Domingos Sávio é uma pequena oração de consagração a Nossa Senhora que, em poucas linhas, diz tudo! A presença da Virgem Maria era constante em sua vida porque ele se aproximava dela também e não esperava apenas receber as graças.

Dessa forma, ele nos ensina a fazer o mesmo. Uma juventude consagrada à Nossa Senhora é mais feliz, porque em Maria não há tristeza; mais transparente, porque ela nos afasta da mentira; e mais sadia, porque ela nos dá saúde da alma e do corpo. 

Por fim: Peçamos a intercessão de São Domingos Sávio

Querido São Domingos Sávio, 

Vós que ofereceu sua curta vida totalmente ao amor de Jesus e de Sua Mãe.

Ajudai a juventude de hoje a compreender a importância de Deus em suas vidas.

Vós tornastes um santo através de permanente participação nos sacramentos, iluminai os meus parentes e filhos da importância da frequente Confissão e da Santa Comunhão.

Quando jovem vós meditastes no sofrimento da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, obtenha para nós a graça de um ardoroso desejo de sofrer por amor a Ele.

Nós desesperadamente necessitamos de sua intercessão para proteger as crianças de hoje das tentações e das zombarias do mundo.

Olhai por eles e guiai-os na estrada para o Paraíso. Peça a Deus que nos dê a graça de santificar nossos deveres diários fazendo-os por amor a Ele.

Nos lembre sempre da necessidade de praticar as virtudes em tempos de tribulações e dificuldades.

São Domingos Sávio, preservai a vossa inocência em nossos corações e rogai ao Senhor por nós e pela salvação de nossa alma.

Amém.

(Padre Edilson Agreson da Silva, SDB)

Você vai gostar de ler também: 7 formas de alcançar os sonhos da juventude com Deus

Comentar