

Dias dos namorados e Santo Antônio: qual a relação?
Em: 09/06/2023
Por: raphael
Categorias: Paróquia Sto Antonio Blog
O dia dos namorados é uma data bem movimentada em todo o mundo. Porém, ela tem comemorações diferentes: 05 de fevereiro e 12 de junho. Além de contar com dois fortes intercessores: São Valentim e Santo Antônio. Conheça essa história!
Como surgiu o dia dos namorados
A origem do dia dos namorados é bem interessante e mais ainda que essa história está ligada à fé. Tudo começou no século III quando um bispo chamado Valentim realizou casamentos escondidos do Imperador Cláudio II, que queria os jovens na guerra.
Quando o Imperador descobriu, mandou executá-lo. Então, no século 7, o Papa Gelásio canonizou o padre Valentim e instituiu a data em 05 de fevereiro como o dia dos apaixonados em sua homenagem. Ou seja, o dia dos namorados é celebrado nesta data na maioria dos países.
Já no Brasil, a história é outra: O publicitário João Doria levou a data para o meio do ano porque precisava de um motivo especial para aumentar as vendas de uma loja que ele representava. A campanha conquistou o público e alavancou as vendas do comércio.
Além disso, a solução de mudar para junho o dia dos namorados fez uma parceria perfeita com o dia de Santo Antônio, considerado o santo casamenteiro, comemorado no dia 13 de junho no calendário litúrgico. Vamos explicar o porquê dessa fama!
Santo Antônio e o dia dos namorados
Santo Antônio foi um frade franciscano, do final do século XII, nascido em Portugal, mas viveu a maior parte de sua vida em Pádua, na Itália. Apesar de não falar especificamente sobre casamentos nos seus sermões, o santo fez mais do que pregar com relação a isso.
Uma jovem pobre de Nápoles se ajoelhou aos pés da imagem do santo pedindo ajuda para conseguir um dote para casar. Diz a história que ela recebeu um bilhete indicando um comerciante para ajudá-la.
Mas que surpresa teve o comerciante: o bilhete dizia que ele desse a moça o peso do papel em moeda! Isso parecia bem simples, mas o peso chegou a 400 escudos de prata. E nessa hora, o comerciante se recordou que devia uma ajuda a Santo Antônio. Com o valor do dote conseguido, a moça casou-se.
Ainda existem outras histórias envolvendo o santo e casamentos. Por exemplo, uma jovem arremessou a imagem do santo pela janela com desgosto por não ser atendida em suas súplicas constantes. Mas a imagem atingiu um jovem que passava. Resultado: casaram-se.
Portanto, Santo Antônio conquistou a fama de casamenteiro! E são muitas as jovens que recorrem a ele através de novenas, trezenas, promessas e até fazem a imagem sofrer para alcançar um casamento. E o dia dos namorados conta, então, com esse bom intercessor.
Como celebrar sem comercializar!
Estar em um relacionamento é uma oportunidade de amadurecer. E se o namoro for cristão, então, é uma graça, porque há a presença de Deus para ensinar como viver e fazer cada coisa. Sendo assim, Jesus é a referência para todo relacionamento.
E a gente comprova isso através do diálogo que Ele manteve com todos que se aproximaram. Ele era Deus, porém nunca se impunha, mas sempre dialogava. Foi assim com os apóstolos quando lhes perguntou:
“E para vós, quem sou eu?” Da mesma forma com o cego: “Que queres que eu faça?” ou para Madalena: “Mulher, por que choras?”. Dessa forma, Ele nos ensina que o melhor do relacionamento é dialogar, conversar, saber do outro, ou seja, conviver, estar perto.
Por isso que o dia dos namorados não se limita ao comércio. Talvez o maior presente no mundo digital seja dar atenção consciente ao outro, sem interferências ou até mesmo presentes materiais. Sem esquecer, é claro, a comunhão com Deus.
Que tal esse subsídio: Livro sobre a Divina Providência é novo subsídio para a Pastoral do Dízimo – Dominus Comunicação
Buscar
Posts Recentes

Um novo capítulo começou para as crianças da 3ª série: o tempo das retomadas!
em 20/06/2025
Ler mais

Celebração de Corpus Christi envolve educandos e educadores do Centro Educacional Dom Bosco
em 18/06/2025
Ler mais
Cachorro-Quente Solidário
em 18/06/2025
Ler mais

Juventudes em Foco: A leitura como ferramenta de mudança – juventude, pertencimento e sentido
em 17/06/2025
Ler mais

Alegria, União e Tradição: Arraiá da Família Foi Um Sucesso!
em 17/06/2025
Ler mais

Tradição e Solidariedade marcam o encerramento da Festa de Santo Antônio com a Noite do Pastel no Dom Bosco
em 17/06/2025
Ler mais

Família Salesiana em comunhão: Encontro da Consulta Inspetorial reforça unidade e missão conjunta
em 17/06/2025
Ler mais

Ex-aluna do Salesiano Leão XIII tem seu primeiro livro publicado
em 17/06/2025
Ler mais

Oratório Junino: uma manhã de alegria, integração e tradição no Colégio Salesiano São Paulo!
em 16/06/2025
Ler mais

Lideranças da Inspetoria contribuem com a construção do novo Planejamento Inspetorial
em 13/06/2025
Ler mais