
O que Dom Bosco nos ensina sobre o ser missionário?
Em: 21/10/2022
Por: raphael
Categorias: Sem categoria
Ainda existe na igreja o mesmo ardor missionário que havia na sua origem? Quando o mandato de Jesus Cristo foi ouvido pelos apóstolos eles partiram para proclamar as Boas Novas. Foram rejeitados, difamados, perseguidos e mortos por causa de Jesus.
Eles partiram sem levar quase nada, mas tinham muito mais consigo do que poderiam guardar: a verdadeira alegria no coração e a unção do Espírito Santo. Essa mesma unção ainda permanece sobre a igreja para que muitos conheçam e amem a Deus.
Dom Bosco conheceu esse grande amor de Deus, a doçura e a mansidão de Cristo desde a sua mocidade. Durante todo o seu apostolado, ele se dedicou com muita paciência e muitas orações à conversão dos jovens. Carregou consigo todo esse mesmo esforço missionário dos primeiros discípulos.
O esforço missionário de anunciar aos que não crêem, aqueles que não aceitam o Evangelho ou não querem abandonar a vida na carne. “Tudo para a glória de Deus, a confusão do demônio e a felicidade do homem” (II Concílio do Vaticano, Ad gentes, 9).
Vamos lá! Tomar posse da unção para a missão dada a toda igreja, pregando e ensinando a muitos pela Palavra de Deus e com o nosso exemplo? Continue lendo e descubra como ser missionário através de Dom Bosco.
Dom Bosco e o verdadeiro ardor pela missão
A missão e a vida de Dom Bosco foi uma fonte fecunda de muitas graças de Deus. E assim como os apóstolos, que deram início a toda ação missionária da Igreja, sempre mantinha o fogo do Espírito de Deus intacto. Principalmente quando viessem muitas perseguições e dificuldades na vida missionária.
Após a sua ordenação, foi transferido para a cidade de Turim, onde fundou o Oratório de São Francisco de Sales. Lá havia muitos jovens ociosos que se entregavam à vida de perversão, brigas, jogos e sensualidades. Foi nesse ambiente totalmente desfavorável e cheio de dificuldades que Dom Bosco iniciou sua obra.
Milhares de jovens tiveram a fé renascida e muitos passaram a entregar a vida por completo a Deus, imitando Dom Bosco como padre. E daí entendemos a primeira lição de Dom Bosco para ser missionário.
Com muita paciência, confiança e amor a Deus, semeie a palavra de salvação nos terrenos mais áridos, na terra seca e pedregosa. Com o coração ardoroso dedique todas as suas forças para tornar esta terra habitada pelo Senhor.
Anuncie com o seu testemunho
Talvez o mais valioso ensinamento de Dom Bosco é que o anúncio do Evangelho começa através do nosso testemunho missionário. Principalmente nos dias de hoje, que muitos buscam ser felizes e desejam encontrar alguma esperança.
Dom Bosco ensinava aos jovens com o seu testemunho, conservando a alegria sempre viva no coração e nada poderia roubá-la. São tantas coisas que tentam atrair a atenção dos jovens para pôr em risco e afastá-los da alegria perfeita.
E foi isso que Dom Bosco mostrou a esses jovens: não existe maior alegria aqui neste mundo do que se unir ao coração de Jesus Cristo.
Com isso, muitos jovens foram alcançados pela força do autêntico testemunho deste que é o patrono da juventude. Basta conhecer a vida dos jovens que ouviram Dom Bosco e como eles também se colocaram a viver uma vida missionária.
Saiba mais lendo este artigo: A importância das Sagradas Escrituras no Oratório.
Seja dócil, mas também firme, como Dom Bosco
É muito necessário que não esqueçamos a essência da missionariedade da Igreja que é: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mc 16, 15-16).
Muito se fala da doçura e alegria de Dom Bosco para com os jovens, mas ele também era um homem que tinha a doutrina firme. Ele ensinava a firmeza da doutrina católica e repudiava o mal, alertando aos jovens que se arrependessem para que não fossem condenados ao inferno.
Confira também: As Sagradas Escrituras na vida de Dom Bosco.
Certamente, missionário não é só aquele que ouve o chamado e sobe à montanha para rezar pelas almas. Contudo, também é aquele que desce em busca de resgatar as ovelhas do Senhor de volta para o redil e para o caminho da salvação.
A essência do ser missionário é o cumprir com o seu próprio chamado, pois não existe missão sem unção. Sendo assim, a unção para a missão é dada àqueles que verdadeiramente ouvem o chamado de Cristo após sua ressurreição.
O missionário sempre está disposto a trabalhar
Um dos conselhos de Dom Bosco é fugir do ócio, ele deixou este ensinamento escrito em um de seus livros: o cristão preparado para a prática dos seus deveres (existe uma edição deste livro publicado pela Minha Biblioteca Católica).
Ele afirma, nestes mesmos escritos, que a principal arma que o demônio utiliza é o ócio; e, nos dias de hoje, isso está bem óbvio. E ainda afirma que: “O homem nasceu para o trabalho e quando o evita está fora de seu centro”.
Através da vida de Dom Bosco percebemos claramente que ele mesmo vivia desta forma. Não é à toa que sempre alertava aos seus jovens para evitar esse hábito, principalmente quando eram fortemente tentados.
Assim também é para a vida missionária de cada cristão – não devemos deixar que a tentação se apodere de nosso coração. De tal forma que, pelo trabalho ou pela oração, devemos logo nos livrarmos dela.
Por fim…
Ser verdadeiramente missionário é permitir que através da nossa vida se cumpra a essência de todo o chamado de Cristo para a sua Igreja.
Assim como fez Dom Bosco, que com doçura e firmeza, com ardor na pregação, nos seus ensinamentos e pelo seu testemunho se esforçou para realizar a sua missão de patrono da juventude.
Então, antes de concluir a leitura, NOS AJUDE A TRANSFORMAR VIDAS COM A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O FUNDO SOCIAL!
Sejamos missionários! São Dom Bosco, rogai por todos nós.
Buscar
Posts Recentes

Obra Social investe mais de 300 mil reais em energia solar
Ler mais

Desperta Aí: Encontro Vocacional Reúne 150 Jovens para Projetar a Vida
Ler mais

Educanda elabora poesia em gratidão ao CEDB
Ler mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ ATENDE JOVENS COM DEFICIÊNCIA
Ler mais

Falece Isabel Artime García, Mãe do Reitor-Mor, P. Ángel.
Ler mais

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais

Esporte e brincadeiras marcam colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Festa de Natal 2022
Ler mais

Entrega dos Certificados do curso Geração 2030
Ler mais

Auto de Natal encanta famílias
Ler mais

Parque Dom Bosco recebe certificação do Selo Social ciclo 2021/2022
Ler mais

Mostra de Talentos Parque Dom Bosco
Ler mais

Expo Geração 2030
Ler mais

Câmara de Vereadores homenageia obra social Dom Bosco de Joinville
Ler mais

Entrevista com Wanteilang Khyllait, missionário salesiano enviado à nossa Inspetoria
Ler mais

Educandos do Parque Dom Bosco na III Conferência Municipal da Juventude de Itajaí
Ler mais

Festival de Futsal do Colégio Salesiano Auxiliadora
Ler mais

Nosso aluno é campeão Estadual de Oratória
Ler mais